Diante dos diferentes tipos de sites para seu o negócio, qual melhor se enquadra na sua necessidade? Descubra nesse artigo e adote as melhores estratégias para alcance de resultados assertivos no ambiente digital!

Após ter lido nosso último artigo, você é capaz de entender porque se faz necessário o investimento em um site próprio para sua empresa. Além de ter um ambiente personalizado, as opções de interação e ofertas de serviços aos seus clientes é ilimitada. A ideia é empolgante. Mas pode ser que, para alguns empreendedores, a entrada no mundo digital se mostre um tanto complexa, em virtude das diferentes plataformas existentes no mercado para a construção de um site. Antes de tudo, precisamos responder a seguinte pergunta: Quais são os tipos de sites para o seu negócio considerar e fazer uso em suas estratégias na internet? As opções são variadas, mas sempre há aquela que melhor se enquadra em suas necessidades e é isso que procuraremos responder ao longo do texto.
Antes de tudo, o conteúdo que lhes é apresentado foi escrito em parceria com a Carrara Web. A Carrara Web é uma empresa parceira da CWB Marketing Digital na construção de sites e identidade visual, como logotipos, peças gráficas e artes para redes sociais. Nada mais adequado do que explanar o tema de hoje na companhia de especialistas na área.
Isto posto, entregamos abaixo as resposta para a pergunta proposta acima…
Tipos de sites para o seu negócio!
Site Institucional
O site institucional tem como objetivo apresentar sua empresa, produtos e serviços ao público em geral. Podemos descrever esse tipo de site como um cartão de visitas virtual para os interessados no seu negócio. Com a inclusão de telefone, endereço (se for o caso), e-mail e outros pontos de contato imediato como chats, a comunicação com sua empresa é facilitada, encurtando assim o contato de potenciais consumidores da sua marca.
Dentre seus benefícios, podemos destacar os seguintes:
- Apresentação clara a respeito de sua empresa;
- Identidade personalizada;
- Apresentação do histórico, clientes atendidos, conquistas e outras informações que transmitam credibilidade;
- Apresentação detalhada dos seus produtos e serviços através de fotos, vídeos e depoimentos;
- Divulgação das suas redes sociais e contatos disponíveis.
Por se tratar de um estilo de site estático, com informações fixas, uma boa estratégia a ser implementada para entrega de conteúdos relevantes ao seu público é a inserção de um blog, no qual sua empresa pode elaborar textos e fazer uso de vídeos e imagens para educar ou sanar eventuais problemas da sua audiência. Saiba mais sobre o blog logo abaixo!
Blog
Blog é uma sessão adicional ao seu site, semelhante a esse no qual está navegando agora, ou independente, com endereço próprio, no estilo Blog Café com Thiago, o qual permite alimentá-lo com conteúdos diversos com objetivos variados. Seja para compartilhar curiosidades do seu ramo, novidades dos seus produtos, modo de uso de determinada peça, dicas para o dia-a-dia ou receitas com seus ingredientes, não se há limites do que poderá criar nesse espaço onde sua criatividade e arte de escrita ditam as regras.
Por se tratar de um estilo dinâmico, administrar um blog não demanda conhecimentos técnicos ou anos de experiência em programação na internet. Muito pelo contrário! Qualquer usuário pode manipular, modificar e criar nesse ambiente. Com a inserção de textos, imagens, vídeos e infográficos, é possível tornar seus conteúdos agradáveis de consumir e torná-lo uma fonte recorrente de consulta aos seus clientes para esclarecimentos ou acompanhamento do que você ou sua empresa tem a entregar de novo.
Uma segunda vantagem é que, por manter um blog ativo e atualizado, com conteúdo relevante e escrita de qualidade, seu site poderá ser melhor ranqueado nos buscadores de pesquisa da internet, como o Google, por exemplo. Ou seja, pelos seus esforços em manter seu blog impecável e original, será possível atrair potenciais interessados a custo zero e convertê-los em valiosos clientes no futuro.
Loja virtual ou e-commerce
Seguindo nosso tema sobre tipos de sites para seu o negócio, vamos tratar de um que virou peça-chave para muitos negócios e requisitadíssimo, em especial em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, que são as lojas virtuais. Segundo pesquisas, apenas entre os meses de Março/20 e Junho/20, mais de 107 mil novas lojas virtuais foram criadas no período. Uma média de mais de uma loja criada por minuto no período, elevando percentual em 40% na comparação ano sobre ano. É óbvio que o momento forçou essa adaptação e também suas vantagens. Quais são elas?
Em uma loja virtual é possível fazer a apresentação dos seus produtos, inserir descrições, vídeos, tutoriais de uso, recomendações de outros itens para uma venda casada e opções de forma de pagamento. Como ir a uma loja física, o cliente pode trafegar pelo seu ambiente, ver suas peças, roupas, máquinas, itens em geral e obter avaliações nos comentários outros clientes a respeito do produto de interesse, e seguir adiante nas etapas de compra.
Para que a experiência do usuário seja a melhor possível, é importante se preocupar com o layout da loja, com fotos claras e bonitas, navegabilidade, adaptação à telas de tablets e celulares, prover um bom suporte para retirada de dúvidas e perguntas como um FAQ, informações claras sobre disponibilidade de itens e prazos de entrega, além de um check-out (área de pagamento) confiável, em virtude dos dados pessoais e bancários que usuários irão inserir no seu site.
Com um bom produto e feito o check-list acima, não temos dúvidas de que sua loja virtual será um completo sucesso.
One Page
Sites One Page são sites constituídos de apenas uma página. Para empresas e negócios de perfil dinâmico, e que possui uma base de clientes na mesma linha, esse é o tipo mais indicado. Por conta da sua fácil adaptação a tela menores, como a de smartphones, e entrega de conteúdo objetiva, ela se torna uma excelente opção para divulgar seus produtos e serviços de maneira clara, rápida e original.
Para um melhor entendimento sobre o que é um site One Page, navegue pelo site da CWB Marketing Digital, a qual foi construída nesse formato.
Portal de notícias
Dentre todos os tipos de sites para o seu negócio, pode ser que esse não faça tanto sentido, no entanto vale a menção. Esse formato de site é específico para empresas de comunicação, como áreas de jornalismo e publicidade, ou empresas que compartilhar novidades dos seus produtos. Podemos citar como referências sites como Globo.com, Rolling Stones e Folha de São Paulo.
Para profissionais ou empresas da área que pretendem investir nesse tipo de site, vale lembrar que a produção de conteúdo massiva e diária é a premissa do sucesso nesse formato. Se para a administração de um blog já se faz necessário a dedicação de tempo de qualidade, tanto para estudos prévios do que será postado quanto para a produção em si, imagine para manter um portal atualizado e relevante. Parcerias com redatores e produtores de conteúdo se fazem necessárias!
Hot Sites
Para a divulgação de um produto, evento ou ação publicitária temporária, investir em um Hot Site é a decisão mais acertada. Primeiro, por conta do seu baixo custo se comparada a um site institucional. Segundo, por dar holofotes àquilo que realmente importa no momento, sem outros produtos na página que possam gerar distrações. E terceiro, por permitir um nível de personalização e interações incríveis com seus prospects.
Exemplos do uso de Hot Sites podem ser vistos quando uma incorporadora de imóveis divulga um novo empreendimento, ou quando uma montadora lança um novo modelo de veículo. As aplicações são infinitas!
Landing Page
E para fechar a lista sobre os tipos de sites para o negócio fazer bonito na internet, temos as Landing Pages. Em uma tradução livre significa “página de aterrissagem”, onde seu potencial contato chega após ser atraído em alguma outra fonte, seja por ver seu anúncio em uma rede social, Google ou através de pesquisa orgânica nos buscadores.
Essa página tem o intuito de fazer oferta de algo em troca do contato da pessoa, como nome, número de telefone, e-mail e outros dados relevantes para suas ações de marketing seguintes. Essa troca pode ser feita por oferecer um e-book, uma planilha, um infográfico, participação em um evento on-line e outras possibilidades.
Uma particularidade desse formato é por também ser livre de distração e ter seu objetivo bem claro quanto a oferta, o que se espera que a pessoa faça e botões (chamados também de Call To Action, ou CTA) bem claros e chamativos para levar a pessoa a ação que você deseja que ela realize. Um exemplo de Landing Page é a promovida pela empresa Rock Content a respeito da Enciclopédia de Marketing de Conteúdo!
Apresentamos 7 tipos de sites para o seu negócio. E agora?
Feita essa apresentação dos diferentes tipos de sites para o seu negócio, agora cabe a você avaliar a que melhor se enquadra no perfil da sua prestação de serviços ou produtos. Revisite esse conteúdo para sanar qualquer dúvida e pondere nas vantagens que poderá extrair da opção que melhor lhe atende. Lembre de pensar nos recursos oferecidos, no propósito da sua ação, na experiência que pretende entregar, no retorno que espera adquirir e na reputação e imagem que intenciona construir.
Ter um site demanda um estudo prévio criterioso e elaborado, pois será a imagem da sua empresa exposta literalmente para o mundo todo. Esperamos que o conteúdo acima sirva de inspiração na sua tomada de decisão ao empreender no ambiente digital. Porém, não quer dizer que pelo simples fato de ter um site, seu negócio vai explodir em resultados positivos. Assim como uma loja física, é necessário ter visitantes frequentando seu site para que as oportunidades de negócios aumentem. Como adquirir esse tráfego tão valioso para seu novo endereço na internet? Responderemos essas e outras perguntas no próximo artigo!
Por enquanto, deixe abaixo seus comentários e compartilhe conosco suas dúvidas, experiências e conquistas empreendendo na internet. Todos são muito bem-vindos!
Agradecemos pela leitura e até a próxima! 😉
Ótimo conteúdo.